Pages - Menu

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

QUAL É A MELHOR GASOLINA PARA ABASTECER O MEU CARRO..A COMUM OU A ADITIVADA?



Você chega ao Posto de Combustível para abastecer o seu carro...surge a duvida:
Como responderei ao frentista..
Gasolina Comum ou Gasolina Aditivada?

Quando você olha a placa dos preços, aumenta ainda 'mais a duvida'...qual abastecer o meu carro?

Gasolina aditivada é, segundo a ANP,  a gasolina comum acrescentada de produto denominado aditivo para combustível automotivo, que apresenta uma característica detergente dispersante, cuja função é manter limpo todo o sistema de alimentação do combustível do veículo. Ou seja, as gasolinas comum e aditivada diferem apenas pela presença desse aditivo, que reduz a possibilidade de entupimentos do sistema de alimentação causados pela formação de uma goma, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina. Para diferenciá-las as distribuidoras geralmente adicionam corante na gasolina aditivada.

A seleção da gasolina mais adequada para seu veículo deve ser feita segundo a orientação do fabricante, por meio de consulta ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, quando estas informações não estiverem claras. Se o veículo for importado, normalmente o valor de octanagem é informado e deve-se selecionar aquela gasolina cujo valor de octanagem mais se aproximar ao estipulado pelo fabricante. 

O dimensionamento da relação custo-benefício depende da forma de utilização do veículo: em situações típicas de "anda e pára" (grandes centros urbanos), a relação é muito favorável. Entretanto, as vantagens do uso da gasolina aditivada são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário