É comum na oficina o cliente levar o seu veiculo, para ser efetuadas trocas de óleo e filtros lubrificantes do motor. De princípio o cliente pede um óleo mais barato! Mas, que tenha o mesmo efeito de um óleo lubrificante de qualidade.
Mas qual é a qualidade do óleo lubrificante? Como que se sabe desta qualidade?
Nas embalagens para quem já teve oportunidades de ler, deve ter notados algumas siglas como: SAE 40, SAE 30, 20W, 10W, 15W40, etc.
Para que servem todas estas siglas?
A SAE (Society of Automotive Engineer) ou (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), criou uma classificação de viscosidade, ou seja, uma propriedade que varia conforme a temperatura.
Para qualificar estas propriedades, a API (American Petroleum Institute) ou (instituto Americano de Petróleo), classificam as características de viscosidades e desempenho dos lubrificantes.
Vamos entender estas duas siglas:
1)Sigla SAE
Para uma melhor classificação os óleos lubrificantes são divididos em grupos:
• Inverno – tem a sua viscosidade medida a baixas temperaturas, sendo identificados pela letra “W” (de winter – inverno em Inglês).
• Verão – a viscosidade é medida a 100° C. (cem graus Celsius).
Nestes dois grupos, quanto maior for à temperatura maior é a viscosidade do óleo.
Tendo estes conhecimentos básicos, ficam fácil, identificar quais os significados das siglas e, para que servem!
É fácil deduzir que o óleo SAE 40 tem maior viscosidade do que o SAE 30 e o SAE 20W é mais viscoso que o SAE 10W.
Esta classificação é importante para que se identifiquem os lubrificantes que possibilitem uma fácil e rápida movimentação, tanto do mecanismo quanto do próprio óleo, mesmo em condições de frio rigoroso (inverno); e aqueles que trabalhem em altas temperaturas, sem prejudicar a lubrificação (verão), pois quanto mais quente está o fluído, menos viscosidade ele apresenta.
Um ponto muito importante em que o consumidor ou até mesmo o mecânico devem ficar atentos é nos tipos de óleos MULTIVISCOSOS, pois a sigla SAE reúne graus nos dois tipos de óleos mencionados acima (de inverno e de verão).
O óleo SAE 20W/50, por exemplo, tem a sua viscosidade classificadas tanto em baixa, como, em altas temperaturas facilitando a partida do motor em ambos os processos.
2) Sigla API
A API classifica o nível de desempenho do lubrificante, baseado nos graus de rigidez das condições de trabalhos existentes. Para atender a estas diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos ou quantidades de aditivos.
A sigla API se divide em duas categorias para óleos de motor.
• Letra S – vale para motores a gasolina e álcool.
• Letra C – vale para motores a diesel.
Além destas especificações, lembre-se que o importante é verificar que tipo de lubrificante é recomendado pelo manual do proprietário para garantir a durabilidade do motor do seu veículo.
Vejam o Teste da Frigideira destacando a diferença dos Lubrificantes de Base Mineral e os de Base Sintética.
Vejam o Teste da Frigideira destacando a diferença dos Lubrificantes de Base Mineral e os de Base Sintética.
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