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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DIESEL S-50...


O Brasil está entrando em uma nova fase na produção e distribuição de combustíveis. Sendo agora a vez do diesel S50
O novo combustível é produzido pela Petrobrás e distribuído inicialmente em 800 postos. Os demais continuarão vendendo o diesel S500 e S1800, este último em regiões muito distantes e para uso rural.
O diesel S50 tem apenas 50 partes por milhão de enxofre, nível que reduz em 80% a emissão de particulados e 60% de óxido de nitrogênio. Ele passa a ser obrigatório para uso em caminhões, picapes, ônibus e outros veículos diesel a partir de 2012.
Estes utilizam duas novas tecnologias: EGR (recirculação de gases de exaustão) e SCR (redução catalítica seletiva). Para esta última, é necessário o uso de aditivo à base de ureia, o famoso ARLA 32 ou Flua Petrobrás.
A tecnologia SCR está presente em alguns tipos de caminhões e ônibus pesados. Já os demais, incluindo as picapes lançadas recentemente e as futuras, bem como SUV e vans, utilizam a tecnologia EGR. Assim, atendem ao padrão de emissões Proconve 7.
O diesel S50 pode ser utilizado em veículos antigos, bem como os novos podem utilizar o diesel velho. Claro, existe um prejuízo nesse caso, visto que o diesel S50 reduz as emissões de particulados e fumaça branca, podendo assim reprovar o veículo em inspeção.

Além disso, o diesel S50 melhora a partida a frio, diminui a formação de depósitos na câmara de combustão e reduz a contaminação do lubrificante. Esse novo diesel ainda possui 5% de biodiesel em sua composição.


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