Pages - Menu

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

RECALL GOL G5, VOYAGE E FOX 2009/2010


Uma liminar da Justiça do Rio Grande do Sul determina que a Volkswagen faça recall de cerca de 400 mil veículos em todo o Brasil para verificar a ocorrência de desgaste prematuro dos motores dos automóveis.
A decisão é do dia 7 de janeiro, mas só foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público do estado. Por meio da assessoria de imprensa, a montadora afirmou que ainda não foi notificada.
São atingidos os proprietários dos modelos Fox 1.0 (chassis 94000017 a 94165002), Gol 1.0 (chassis 9P000001 a AP 077821) e Voyage 1.0 (chassis 9T000001 a AT157948), todos do ano/modelo 2009/2010.
Conforme a liminar, a montadora terá de publicar a convocação nos jornais de maior circulação em cada estado do país convidando os proprietários desses modelos a compareceram à assistência técnica da rede de concessionárias.
Caso seja detectada a presença de ruídos relacionados ao desgaste prematuro dos componentes dos motores dos veículos, as peças deverão ser imediatamente substituídas, sem custos aos proprietários, diz a Justiça.
De acordo com a denúncia do MP, os motores desses veículos apresentam ruídos atípicos em baixa velocidade. O problema é causado pelo tipo de óleo utilizado nos motores, conforme nota divulgada pela montadora em outubro de 2009. Na ocasião, a empresa aumentou o prazo de garantia dos motores de três para quatro anos e recomendou a troca de óleo de seis em seis meses.   
Em razão do problema nos motores, diz o MP, a necessidade de manutenção tornou-se mais frequente, gerando custos adicionais aos consumidores.
Além disso, um levantamento feito pelo MP junto ao Detran-RS mostrou que mais 1,5 mil desses motores já tiveram que ser trocados no estado. A fabricante foi informada do problema, mas não entrou em acordo com a promotoria sobre a realização de uma perícia técnica.
A ação segue tramitando na 15ª Vara Cível de Porto Alegre até decisão final, o julgamento de mérito.

3 comentários:

  1. a gente paga caro nesses carro , tem que obrigar eles a consertar a cagada mesmo

    ResponderExcluir
  2. A Volkswagen vai perder TODA sua credibilidade que demorou anos para conseguir.
    Tem que abrir os olhos, tem "n" montadoras novas loucas para pegar o posto de "mais vendidos".
    O brasileiro não merece carros caros, ruins, descaso e desrespeito das montadoras!! CHEGA!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um brava sx 2002, desde 2005, com 190 mil km, faz media de 10km/l na cidade com ar ligado e que nunca me deu problema nem gastos exessivos, comparados ao conforto que tem. Manutenção sempre feita direitinha e troca das correas dentadas a cada 15 mil km...
    Final do ano passado quase comprei um gol 2010..
    Fiat Brava tão mal falado e desvalorizado (valia 10 mil na troca) e acho um carro perfeito!
    VW Gol sempre elogiado e valorizado, hoje um lixo!
    Acho que vou continuar com ele por mais algum tempo...

    ResponderExcluir