Pages - Menu

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COMO TRANSPORTAR ANIMAL COM SEGURANÇA (E SEM MULTAS!!)


É comum vermos animais sendo transportados em veículos com a cabeça para fora, no banco de passageiros e, até mesmo, no colo do motorista. É um hábito perigoso e sujeito a multa de trânsito. O animal pode se agitar com algum fato corriqueiro da rua, até mesmo por ver outro cão ou gato e começar a latir ou pular. A concentração do motorista fica comprometida, levando a acidentes. Outra situação de riso que pode ocorrer é uma freada brusca, que pode machucar o animal ou as pessoas seriamente. Alguns animais mais sensíveis podem desenvolver conjuntivite ou infecção respiratória se permanecerem ao vento, com a cabeça para fora do carro.
Um cachorro de 25 Kg, quando transportado livremente dentro de um carro que trafega a 50 Km/h, em caso de freada brusca, seria arremessado com o peso de 09 homens de 76Kg cada. Este impacto seria mais do que suficiente para matar uma pessoa que estivesse à sua frente.
Outra situação grave seria uma reação inesperada do cão em caso de acidente, podendo atacar pessoas que se aproximarem para ajudar.
O artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito pune o condutor que dirigir com o animal entre si e a porta ou acomodado entre seus braços e pernas, com 04 pontos na carteira (infração média), com multa de 80 UFIRs. O mesmo Código, no seu artigo 253, proíbe levar animais na parte externa do veículo (nos casos em que se transporta animais na caçamba de caminhonetes, presos em correntes, ou em gaiolas ou caixas presos ao teto do veículo). 
Onde transportar o meu animal?
O animal deve ser transportado sempre no banco traseiro, obedecendo a algumas normas de segurança abaixo:
Não deixe o vidro todo aberto de forma que permita que o animal ponha a cabeça para fora. Muitos animais pulam do carro, se acidentando gravemente, ou provocando acidentes.
Cinto de segurança para cães e gatos
Há cintos de segurança projetados para cães e gatos que podem ser afivelados ao cinto de segurança do carro, permitindo que o animal se movimente num espaço limitado, e evitando que ele coloque a cabeça para fora do carro, pule para o banco da frente do automóvel ou salte para fora da janela do carro. Escolha um adequado ao tamanho do seu animal.
Pode ser utilizada também uma caixa de transporte que deve ter trava e deve ser adequada ao tamanho do animal. Estas devem ficar presas pelo cinto de segurança ou fixadas ao chão do carro. Devem ser ventiladas e com espaço suficiente para o animal ficar de pé e se virar.
Pode ser utilizada também grade de proteção, que se adequa a qualquer carro que tenha o banco reclinável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário