Pages - Menu

quinta-feira, 20 de junho de 2013

DUVIDA: QUANDO DEVEMOS REALIZAR O RODIZIO DE PNEUS?

Quando devemos fazer o rodízio de pneus? De acordo com as recomendações dos fabricantes de veículos, a calibragem dos pneus deve ser realizada ainda com eles frios.
O rodízio compensa diferenças em desgastes nos pneus, aumentando a vida útil e eficiência, além de proporcionar uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Deve ser feito em intervalos definidos pelo fabricante do veículo (podendo variar de 5.000 a 10.000 km) ou, sempre que observarmos qualquer desgaste anormal ou sentirmos que a direção do veículo tende para um lado. Recomenda-se também o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas.
O rodízio de pneus significa a troca de posição entre os pneus conforme o seu modelo (radial ou diagonal); do tipo (se é simétrico, assimétrico ou unidirecional) e da tração do veículo (dianteira, traseira ou nas quatro rodas). Devemos assegurar que cada pneu, inclusive o estepe, passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes.
Agora, se você quer realmente garantir a economia tanto em combustível quanto em manutenção, além do rodízio de pneus, o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas devem ser realizados periodicamente. Estas medidas irão proporcionar maior segurança para o condutor e passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário