O novo Chevrolet Cruze foi apresentada no Salão de Pequim. O
projeto do novo Cruze ficou a cargo de uma equipe internacional de pesquisa e
desenvolvimento e seu visual foi inspirado no conceito Chevrolet Tru Concept. O
sedã ganhou um estilo mais longilíneo, com faróis espichados e uma nova versão
da grade dianteira característica da Chevrolet. Segundo a GM, o objetivo com o
novo Cruze foi “definir novos padrões no segmento para economia de combustível,
dirigibilidade e tecnologia inteligente”. Também segundo o fabricante, em
relação à sua predecessora, a nova geração chega a ser entre 14 e 21% mais
econômica. O modelo também é o primeiro a vir equipado com a nova geração de
motores ECOTEC de baixa cilindrada, co-desenvolvido pela GM e sua parceira
chinesa SAIC. A gama traz um 1.4 litro, turbocomprimido e com injeção direta e
um 1.5 aspirado. A variedade de transmissões inclui um manual de seis marchas,
um automático também de seis marchas e um inédito automático de dupla embreagem
e sete marchas. Uma declaração que causou certa surpresa foi dada por um dos
executivos da empresa, ao afirmar que o Cruze que está sendo apresentado é
exclusivo do mercado chinês e que a nova versão norte-americana (da qual deverá
originar o modelo a ser fabricado na Argentina) será apresentada dentro dos
próximos 18 meses. Resta aguardar por mais novidades nesse sentido, mas não
espere por algo muito diferente, ou que vá além de pequenas mudanças visuais ou
mecânicas.
domingo, 20 de abril de 2014
quarta-feira, 9 de abril de 2014
RECALL PEUGEOT CITROEN 03/04/2014
O grupo Peugeot Citroën começou nesta quinta-feira (3) o
recall de 130.930 carros no Brasil por risco de incêndio. No caso da Citroën, o
chamado envolve 88.792 unidades, abrangendo as versões hatch, Pallas (sedã) e
VTR. O mesmo problema pode aparecer em 42.138 unidades do Peugeot 307, nas
versões hatch, sedã, sw e CC.
De acordo com as empresas, existe a possibilidade de
incêndio nos veículos devido ao possível desprendimento da manda de isolamento
acústico, localizada no vão do motor. Os carros envolvidos foram fabricados
entre 2002 e 2012 (veja os chassis envolvidos abaixo).
Caso o componente se solte, pode entrar em contato com o
coletor de escapamento, o que o faria aquecer e possivelmente queimar. Um
incêndio no compartimento do motor pode trazer danos físicos aos ocupantes dos
veículos e terceiros, informou a empresa em comunicado.
No total, 61.120 unidades envolvidas são do Citroën Pallas,
23.318 do hatch e 4.354 do VTR. Para os veículos da Peugeot, 28.609 unidades
são do 307 hatch, 6.815 do sedã, 6.068 do sw e 646 do CC.
Veja chassis envolvidos (não sequenciais):
Citroën
C4 VTR – fabricados de 27/7/2004 a 21/7/2008 (5Y503006 a
9Y501344)
C4 Hatch – fabricados de 20/4/2005 a 26/9/2012 (5Y503015 a
DG525906)
C4 Pallas – fabricados de 28/12/2006 a 26/9/2012 (7G502811 a
DG525826)
Peugeot
307 Hatch – fabricados de 07/11/2002 a 28/09/2011 (3Y009801
a CG045957)
307 Sedan – fabricados de 07/03/2006 a 21/04/2010 (7G001001
a BG004553)
307 SW – fabricados de 05/07/2002 a 14/05/2008 (2Y013087 a
8S012032)
307 CC – fabricados de 05/04/2004 a 30/04/2008 (4S028734 a
8S012117)
Segundo o grupo Peugeot Citroën, o problema tem origem na
inadequada remoção da manta em revisões e manutenções, que poderiam danificar o
sistema de fixação e possibilitar o desprendimento do componente.
O atendimento será feito nas concessionárias das marcas gratuitamente.
Para solucionar o defeito, ocorrerá a aplicação de reforço na fixação da manta
e, se necessário, sua substituição. Além disso, a empresa incluirá uma etiqueta
no capô com as instruções de montagem e desmontagem do componente.
A Citroën disponibiliza o telefone 0800 011 8088 e o site
www.citroen.com.br para mais informações, enquanto a Peugeot atende no telefone
0800-703-2424 ou no site www.peugeot.com.br.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
FIAT LINEA 2015
O sedã ganhou retoques do lado de fora e uma significativa
atualização por dentro. A cabine envelhecida deu espaço para o mesmo interior
do Punto. Do volante ao acabamento e à textura do painel, tudo é idêntico ao
hatch. Os preços partem de R$ 58.850.
No exterior, são novas a grade metálica, a faixa cromada na
parte inferior do para-choque dianteiro, o difusor traseiro, o porta placas
cromado na tampa do porta-malas e os desenhos das rodas de liga leve.
Alterações muito sutis, mas que deram uma boa rejuvenescida no Linea.
Na linha 2015, a versão Absolute, dotada de bancos de couro
e rodas de 17”, passa a dispor de sensor de ré, faróis com regulagem elétrica
de altura e sinalização de frenagem de emergência. Mas ainda é preciso pagar
por detalhes como retrovisor fotocromático, sensor de chuva e navegador GPS. Também
possui difusor deito a saída de ar para o banco de trás. O porta-malas comporta
500 litros e as alças pantográficas contribuem para não roubar espaço das
bagagens.
Permanece o motor 1.8 16V E.TorQ de até 132 cv e a
transmissão Dualogic Plus, automatizada de cinco marchas. Nesta configuração, o
Linea parte de R$ 66.450.
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